quinta-feira, 7 de maio de 2009

O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI?


O erro é chamado de ignorância. Daí o indivíduo passa a encontrar ignorância em tudo quanto é lugar, como se ignorância fosse uma coisa.

O guerreiro Arjuna, na Bhagavad Gita, representa este indivíduo cheio de boa-vontade e perdido em sua própria casa, à procura de uma coisa que não existe senão como projeção de sua própria ignorância. É em meio a esta projeção que ele tenta dar sentido ao mundo, procurando um mundo interior, um mundo fora do mundo para o qual ele não encontra sentido. Arjuna é o homem comum, ali, ajoelhado, desencantado, excessivamente presente, excessivamente lúcido, ao mesmo tempo em que tudo parece lhe faltar, a voz, o controle, a coragem.

"O que é que eu estou fazendo aqui?", ele pergunta para si mesmo. "O que é que eu estou fazendo aqui?", ele pergunta, para sua sorte e fortuna, ao amigo e mestre Krishna. Krishna, que conhecia todas as respostas, compadecido de seu cúmplice e parceiro, respondeu-lhe, numa língua que só Arjuna seria capaz de compreender perfeitamente.

Os eruditos, que são os ignorantes, estudam o sânscrito, como se esta fosse a língua dos ensinamentos. O sânscrito é a língua do texto e não da alma. Só o texto foi escrito, só o texto pode ser traduzido, a alma, jamais. Que reste ao menos a lição de, em algum momento, levantar-se a voz e perguntar, o que é que eu estou fazendo aqui? E, se tudo correr como deve, advirá uma resposta à alma, dita pelo mesmo Krishna, profundo como a escuridão e reluzente como a lua.

4 comentários:

Marcia Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia Mendes disse...

Noooossa...Eu a-do-ro esse momento do Arjuna: "O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI?"
Sou totalmente solidária a ele. Quem nunca teve muuuuuito medo de agir...de fazer o que é preciso ser feito?!
Você fala sempre que quando a gente faz o que é preciso, o universo abre as portas. ACREDITO MUITO NISSO!! Estou lembrando de alguns momentos meus de "Arjuna" (rsrsr), em que você atuou como o grande Krishna falando pra mim: "ATIRA ARJUNA, ATIRA".
Hare krishna
Uma ótima semana mestre!!

Marina Gante disse...

Olá! Vi o seu scrap na comunidade do Vidyamandir, gostei muito do seu blog, coloquei o link Yoga Café nos meus blogs

http://micanaindia.blogspot.com/

e

http://micamicota.blogspot.com/

bjs

Unknown disse...

Luiz!

Que texto cara! É nao só ensinamento mas tb poesia... nao só poesia mas tambem ensinamento... hehehe, tb tenho meus momentos poeticos para o sofrimento geral da nacao :)

mt legal mesmo cara. Continue firme com o blog! Vc mesmo me disse uma vez que o importante é continuidade.

Um grande abraço, Pedro